sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Intervenção Artístico Pedagógica

Universidade Federal de Goiás
Faculdade de Artes Visuais- EAD
Estágio Supervisionado III
Professora: Ângela M. Silveira
Acadêmica: Noeme Pinto de Carvalho













Ceres, 2010.




















Ceres,2010.
Identificação da Intervenção Artístico Pedagógica



Título: A Arte na Cidade que Educa.
Assunto: Oficina Pedagógica
Porta de Entrada: Eber Aviamentos
Público Alvo: Cliente da Eber Aviamentos
Proposta de intervenção: Retratar com linhas e pedrarias a arte na cidade que educa com participação de clientes da Eber Aviamentos.
Referencial Artístico: José Leonilson Bezerra Dias
Tempo Necessário: 10 horas.









INTRODUÇÃO



É função primordial de a educação oferecer aos cidadãos ensino de qualidade para a formação de indivíduos com capacidade para saber, ver, perceber, apreciar e integrar-se com o mudo em que vive.
O mundo do conhecimento é um mundo que se apresenta além de lugares comuns; vai além de prédios cercados por paredes e livros.
Assim, uma cidade independente, de sua estrutura física e populacional, possui uma serie de possibilidades, educadores que devem ser articulados para favorecer e viabilizar a aquisição do saber.
Ao escolher um pequeno comércio de aviamentos e produtos artesanal como porta de entrada para o estagio III não imaginava que seriai uma excelente oportunidade para troca de experiências é a aquisição de conhecimentos sobre a cidade em que vivemos.
O objetivo da intervenção artístico pedagógica é utilizar o espaço de ensino não formal da Eber Aviamentos para estabelecer discussões e reflexões sobre bens culturais e educacionais de nossa cidade, através de uma produção artística com linhas, tecidos, pedrarias e outros.
Para articular a intervenção artístico pedagógica será utilizado como referencial artístico José Leonilson Bezerra artista brasileiro que foi pintor, desenhista e escultor.
A arte de Leonilson é predominantemente autobiográfica é estar concentrado nos últimos dez anos de sua vida. Cada peça produzida pelo artista é construída como uma carta para um diário íntimo. Em 1989 o artista passa a fazer o uso das costuras e dos bordados em suas produções.
Sendo as obras de Leonilson parecida com a intervenção pedagógica que irei realizar, tomarei como fonte de inspiração seu estilo artístico, e como destaque duas de suas principais obras: A viagem Secreta, obra de arte em pedras portuguesas que decoram a caixa d’água na praia de Iracema em Fortaleza. Tomando as obras de Leonilson como ponto de inspiração, irei realizar a intervenção pedagógica através de uma composição com figuras geométricas, criando um cenário sobre uma tela retratando a arte na cidade que educa.
Espero que tomando como fonte inspiradora as obras de Leonilson, possa realizar um trabalho para ser apreciado e compreendido pelo público em geral.













I - Objetivos

• Geral

Construir um ambiente onde pessoas possam comunicar-se em arte e educação, mantendo uma busca pessoal e coletiva, articulando a percepção a imaginação a reflexão, a sensibilidade e a emoção ao realizar uma produção artesanal através das linhas e pedrarias.


•Específicos


-Promover oportunidades para os participantes de a intervenção pedagógica perceber Ceres como a uma cidade que executa suas funções econômicas, sociais, políticas e de prestação de serviço, visando promover o bem-estar e a cidadania.
-Promover a aquisição de conhecimento, a troca de experiências, entre pessoas que frequenta os ambientes comerciais, culturais e educacionais da cidade em que vivem, através dos bordados com linhas e pedrarias.



II – Justificativa


Hoje, mais do que nunca, as cidades grandes ou pequenas dispõem de inúmeras possibilidades educadoras e ao mesmo tempo, estão sujeitas a ações deseducadoras.
É de fundamental importância a realização de ações que promovam o desenvolvimento da formação social, cultural, intelectual das pessoas ao longo da vida.
Vivemos num mundo de insegurança e incertezas onde se buscam soluções para os problemas e para transformar o meio em que vivemos. Assim, não basta transmitir conteúdos e é preciso compreensão, reflexão, para fazer dos conhecimentos adquiridos o meio de sobrevivência na sociedade moderna.
Os projetos pedagógicos através da interdisciplinaridade e das parcerias com o espaço informais de ensino tornam-se um excelente meio para oferecer aos cidadãos acessos a informações à cidadania.
O projeto “A Arte na Cidade que Educa”, visa justamente isto, oferecer aos participantes a oportunidade de integrar-se com técnicas, recursos didáticos e procedimentos de ensino variados para a construção de peças de arte exclusivas e inovadoras. Também terão a oportunidade de articular suas ideias sua criatividade, sendo levadas a perceber a cidade como um espaço educador que executa suas ações diárias em prol do desenvolvimento e do bem estar de todos.



III – Cronograma
- Elaboração do Projeto
19/10/2010 – terça- feira.
* Primeiro Passo – Pesquisas na Internet em textos, livros em nosso material do Estágio Supervisionado III e nos textos dos TCcs.
22/10/2010 – sexta-feira.
Elaboração de intervenção Artístico Pedagógica
26/10/2010 – Segunda Feira.
Visita à Eber Aviamentos para conversa informal sobre a importância da intervenção artístico pedagógica nesta etapa do estágio. Foi esclarecido sobre o tema a ser trabalhado, os métodos, as técnicas, os objetivos da proposta de intervenção.
27/10/2010 – Quarta Feira
Digitação da intervenção Artístico Pedagógica.
-Execução do Projeto
08/11/2010 – Segunda – feira
Intervenção Artístico Pedagógica (3 horas);
09/11/2010 - Terça-Feira
Continuidade da Intervenção Pedagógica ( 3 Horas)
16/11/2010 – Teça- Feira
Construção do cenário artístico e avaliação do trabalho realizado. ( 4 Horas).

IV - Metodologia

- O projeto será desenvolvido com ações teóricas e práticas;
- As atividades serão desenvolvidas no turno matutino na 2ª feira.
- Participará do projeto um número aproximado de 06 a 08 pessoas;
- Os participantes serão informados sobre os objetivos da intervenção pedagógica. - Será administrado o tempo para atender as exigências e as necessidades dos participantes;
- Será estabelecido um momento de troca de experiência com Olenca de Jesus Cardoso proprietário da Eber Aviamentos e os participantes da disciplina;
-Os participantes receberão auxilio individual para realizar com segurança e eficiência as atividades propostas através dos seguintes procedimentos:
•Conversa informal sobre a intervenção pedagógica;
•Conversa informal sobre os recursos didáticos a serem utilizados;
•Conversa informal sobre métodos. Técnicas e procedimentos a serem utilizados;
•Orientação para aplicar linhas e pedrarias sobre os tecidos, tendo como foco a arte de Leonilson;
•Executar a técnica: Bordados com linhas;
•Executar a técnica: Bordados com pedrarias;
•Criar desenhos, riscos e gráficos sobre um tecido
•Juntar os pedaços de tecidos trabalhados com linhas e pedrarias para formar uma arte sobre uma tela.
•Montar um cenário artístico sobre uma tela com a arte feita pelos participantes retratando a arte na cidade que educa, através de uma composição geométrica, criando um cenário artístico.
•Apresentar a arte criada na intervenção pedagógica em uma exposição nas dependências da Eber Aviamentos.
•Avaliar o trabalho realizado.
•Elaborar um texto com as considerações finais.














V - Recursos

•Humanos:
-Orientadores, coordenadores e tutores responsáveis pelo curso de Artes ---Visuais da UFG.
-Proprietária da Eber Aviamentos;
-Funcionários da Eber Aviamentos;
-Estagiária.
•Didáticos e Materiais

- Linhas;
- lãs;
-Pedrarias
- Agulhas
- Tesouras;
- Tecidos especiais para bordar;
- Revistas;
-Cola;
-lápis 2B e 6B;
-Carvão vegetal;
-Tela 60X80
VI – Modo de integração teoria e pratica

•Parte teórica:

- Levantamento de dados e informações;
- Conversas informais;
- Troca de informações, experiência com Olenca de Jesus Cardoso;
- Entrevista;
- Visitas à Eber Aviamentos;

•Parte Prática

-Bordados com linhas pontos: correntes, haste, palestrino, etc.
- Bordados com pedrarias nos pontos: pontilhado, alinhavo, atrás, etc.

Na integração teoria e prática os participantes irão aplicar linhas e pedrarias em desenhos pré-aplicados em tecidos caracterizando uma cidade educadora. A arte criada nos tecidos através dos participantes será aplicada sobre uma tela integrando a arte e educação num espaço informal de ensino, através de uma composição geométrica, criando um cenário artístico.



VII – Avaliação


O processo avaliativo será realizado ao longo da execução das atividades ao final do projeto. Levando em consideração o envolvimento, o esforço e a criatividade dos participantes.
Será feito uma autoanalise visando aperfeiçoar e desenvolver ações educativas em prol de cidadãos informados e preparados para a vida em sociedade.












VIII - Bibliografia


- Arte de Bordar com linhas: – Editora Liberato-2008.
- Artes Manuais: Bordados da Vovó– Editora Liberato-2009.
- Artes em Pedrarias – Editora Escala-2010.
- Bordados Desfiadinhos-Editora Online-2010.
-Brasil – Secretaria de Educação Fundamental.
-Licenciatura em Artes Visuais – Módulo sete Goiânia, agosto de 2010.
- Parâmetros Curriculares Nacionais. Arte 5ª a 8ª series – Brasília. MEC – SEF, 1998.
- Pesquisa na Internet.
- Projetos Escolares: Ensino Fundamental e Médio – Editora Online-2008,2009
-Raffa, Ivete – Fazendo Arte com os Mestres, São Paulo: Editora Escolar, 2008.
- Carta das Cidades Educadoras
- Leituras nos textos dos TCCS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário