domingo, 22 de agosto de 2010

Resumo da unidade1- Estágio Supervisionado

O Estágio 1 trouxe a oportunidade de re-avaliarmos nossa prática docente ao mesmo tempo em que reconstruirmos essa prática em outros paradigmas conceituais, teóricos e práticos com nosso mapeamento e cartografia, bem como nossas metáforas conceituais.
Nesse Estágio Supervisionado 3 nossa proposta é ampliar a experiência de estágio para além dos muros da escola tomando a cidade como referência para elaboração de projetos de ação educativa.
1.1 A cidade Educativa: seus lugares, seus habitantes, seus ofícios. Sua cultura.
O desafio é olhar para a cidade de maneira diferente-olhar daquele que acaba de chegar, de quem acaba de nascer para a eterna novidade do mundo. Ver aquilo que nunca havíamos prestado atenção no contexto cotidiano.
Pensar a cidade enquanto um organismo vivo, dinâmico, que trás uma história construída ao longo dos tempos. A cidade que é feita pelas mãos daqueles que as constroem.
1.2 Imagens. (DES) construções- Proposta para um passeio etnográfico:
Frequentemente, a arte que existe em nossa vida cotidiana é invisível. No entanto, quando a arte local é interpretada a partir do seu contexto, essa interpretação aciona não só uma maior compreensão da arte em si, mas também uma análise crítica do sistema de produção e dos valores nela refletidos (...).
1.2.1 – Orientação e ferramentas para levar nesse passeio:
Para esse passeio, será necessária uma câmera fotográfica ou filmadora, bloquinho de anotações, e cuidados com a hidratação da pele, água, etc.
Não se esqueça de levar ferramentas muito importantes; a curiosidade a esse olhar indagador, disposto a descobrir coisa mesmo nos lugares que você julga que já conhece.
Exercitamos, então, um olhar poderoso, descobridor de discursos caracterizadores e imagens construídas em busca de visualidades, territorialidade, espacialidade, em uma perspectiva multicultural crítica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário